segunda-feira, 13 de setembro de 2010
Folhetim - Ildo Carbonera
Origem
O folhetim surgiu na França em 1836, junto ao nascimento da imprensa escrita. Foi importado para o Brasil logo depois, fazendo enorme sucesso na segunda metade do século XIX. Eram publicados diariamente em jornais da capital do Império (Rio de Janeiro) e jornais do interior, em espaços destinados a entretenimento.
Temática e relevância
A possibilidade das tramas era infinita e buscava ilustrar com realismo e emoção a miséria da condição humana. Apresentavam múltiplas opções de enredo: de assuntos frívolos a sérios, de conversas particulares a acontecimentos políticos. Assim, despertou o interesse das camadas mais pobres pela leitura e colaborou com a construção de uma nova identidade nacional urbana. Acelerou, ainda, a assimilação de modelos de comportamento europeus, tais como o uso do veludo no vestuário, a disseminação do piano como instrumento doméstico e o surgimento de saraus familiares.
Romance X Folhetim
Com relação à Teoria Narrativa, o formato do folhetim afetou o gênero Romance, tanto no Brasil quanto no mundo. A trama passou a ser o centro das atenções, mais que a caracterização dos personagens ou descrições de ambientes. Os acontecimentos passaram a ser elos de uma vertiginosa cadeia de eventos e foco principal do interesse dos leitores.
Autores brasileiros
Autores brasileiros como José de Alencar, Machado de Assis, Manuel Antônio de Almeida, Lima Barreto e Joaquim Manuel de Macedo tiveram obras suas publicadas em folhetins para depois serem editadas em livros. O romance urbano A Moreninha de Joaquim Manuel de Macedo é considerado o exemplo de folhetim mais popular da história do Brasil, tendo sido sucesso de vendas numa época em que a maioria da população do país ainda era analfabeta.
Apogeu e Decadência
No final do século XIX, o formato alcançou seu apogeu. Foi publicado à exaustão, como forma de aumentar a venda dos jornais e auto-afirmar a presença do então novo veículo de informação. Apesar da boa demanda, o papel do folhetim como disseminador de cultura de massa e entretenimento não sobreviveu ao surgimento do Rádio.
Gêneros herdeiros
O Rádio, por sua vez, também aproveitou-se da linguagem folhetinesca para auto-afirmar-se como veículo de comunicação. Dramatizações de folhetins deram origem às radionovelas, e o sucesso gerou a demanda por autores do gênero. Surgiram os primeiros grandes autores de radionovela, que anos depois migrariam para a produção televisiva.
A Televisão também deve sua afirmação como veículo de comunicação ao formato folhetinesco, na medida em que usou da mesma estratégia que os jornais e o rádio para conquistar seu espaço. As telenovelas utilizam a linguagem narrativa dos folhetins: técnica de utilização de ganchos ao final dos capítulos, abordagem de temas populares e polêmicos. Esses acabaram se tornando pontos pacíficos de qualquer narrativa que se proponha popular e destinada às grandes massas.
Tentativa de Retorno ao Folhetim nos Anos 70
No Brasil, no início da década de 70, na tentativa de aumentar as vendas da sua revista feminina "Grande Hotel", a Casa Editora Vecchi (RJ) lançou alguns folhetins traduzidos de autores franceses e, ou italianos, sob os títulos: Escrava de um Juramento (?), Sepultada Viva (Francesco Mastriani)e ainda, Expulsa na Noite de Núpcias e O Inferno de um Anjo, ambos de Henriette de Tremière. As edições eram encartadas em fascículos na citada revista que tinha edição semanal. Eram belos romances açucarados. (Edições da extinta Ed. Vecchi).
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